OIT apresenta relatório sobre discriminação no trabalho

quinta-feira, 3 de maio de 2007

BRASÍLIA (Notícias da OIT) - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentará no dia 10 de maio um novo relatório sobre a discriminação no mundo do trabalho, no qual se examinam as formas tradicionais e novas em que esta se apresenta, e se analisa o progresso na luta para eliminá-la em nível nacional e internacional.

O relatório " Igualdade no Trabalho : Enfrentando os Desafios", será apresentado formalmente no dia 10 de maio em Bruxelas pelo Diretor-Executivo da OIT, Kari Tapiola, o ministro do Trabalho da Bélgica, Peter Van Velthoven, e a especialista da OIT, Manuela Tomei, autora do relatório. Em Brasília, a apresentação do relatório será feita a partir das 9h do dia 10 no auditório do Tribunal Superior do Trabalho (TST) pela diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo.

O relatório ressalta a existência de novas formas de discriminação, como o tratamento injusto ao contratar trabalhadores jovens ou mais velhos, pessoas com deficiência, pessoas vivendo com HIV, e discriminação com base na orientação sexual. Também explora os novos desafios apresentados por práticas que afetam os que têm uma predisposição genética a desenvolver certas doenças, ou os que têm um estilo de vida considerado pouco saudável por situações como o uso do tabaco ou a obesidade.

As formas tradicionais de discriminação por gênero, idade, raça e origem social, que afetam milhões de pessoas, continuam vigentes apesar dos esforços realizados para combatê-las, incluindo mudanças na legislação. O relatório conclui com uma série de sugestões de políticas e oferece um plano de ação para obter a igualdade para todos no trabalho.

Há quatro anos, a OIT publicou o primeiro relatório global com uma avaliação confiável sobre a situação da discriminação no local de trabalho. Pediu a governos que adotassem um enfoque mais integrado para eliminar a discriminação no trabalho, que gera grandes custos para a economia mundial. na forma de lucros não realizados. O relatório deste ano apresenta novas recomendações baseadas nas lições aprendidas com o objetivo de avançar ainda mais na eliminação de todas as formas de discriminação.


Para maiores detalhes contate:
Severino Goes - OIT Brasil (61) 2106-4634 ou 9981-2187
goes@oitbrasil.org.br
http://www.oitbrasil.org.br/
Compartilhe esse artigo :

0 comentários: