Lula recebe lista tríplice de candidatos a PGR

terça-feira, 29 de maio de 2007

Procuradora Ela Wiecko de Castilho foi a candidata mais votada na contagem geral dos votos. As Associações dos representantes do Ministério Público da União (MPU) entregam nesta segunda-feira (28/05) ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a lista tríplice com os mais votados ao cargo de Procurador-Geral da República (PGR). No somatório dos votos colhidos pelas Associações entre os membros do MPU, a Procuradora federal dos Direitos do Cidadão Ela Wiecko de Castilho aparece como a mais votada, seguida do atual Procurador-geral, Antônio Fernando de Souza, e do Subprocurador-geral da República, Wagner Gonçalves.


Embora não haja previsão legal para a escolha do PGR via lista tríplice, em dois momentos o presidente Lula prestigiou a escolha da classe, indicando Cláudio Fonteles em 2003 e Antonio Fernando em 2005. Na ocasião, a lista foi formada apenas por votação dos procuradores que fazem parte da Associação Nacional da República (ANPR).


Esta é a primeira vez que a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM) e a Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) participam da elaboração da lista tríplice.


"Como o procurador-geral da República é chefe de todo o MPU e pratica atos que interferem nos quatro ramos, essas Associações se uniram à ANPR na consulta, ampliando seu caráter democrático e legitimando, ainda mais, os eleitos", explica o presidente da ANPT, Sebastião Vieira Caixeta.


A eleição realizada nos quatro ramos revelou divergências no MPU. Na consulta da ANPR apareceu o atual procurador-geral, Antonio Fernando Souza, em primeiro, seguido dos subprocuradores Wagner Gonçalves e Roberto Gurgel, na segunda e terceira colocações, respectivamente.


Bem diferente foi o resultado entre os procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT). Na eleição promovida pela ANPT, a subprocuradora Ela Wiecko de Castilho, foi a mais votada, completando a lista os subprocuradores Wagner Gonçalves e Roberto Gurgel.


No Ministério Público Militar, a preferência também recai no atual procurador-geral, com Ela Wiecko de Castilho em segundo e Wagner Gonçalves em terceiro.


No cômputo geral, a consulta da AMPDFT traz Ela Wiecko de Castilho na primeira colocação, seguida de Antonio Fernando Souza e Wagner Gonçalves.


Veja abaixo o resultado geral das votações:

  • Ela Wiecko Volkmer de Castilho – 573 votos;

  • Antonio Fernando Barros e Silva de Souza – 510 votos;

  • Wagner Gonçalves – 422 votos

Compartilhe esse artigo :

0 comentários: