A lista tríplice da ANPT será formada pelos três nomes mais votados pelos Procuradores do Trabalho e posteriormente entregue ao Presidente da República, que escolherá um nome e o submeterá à aprovação do Senado Federal. O objetivo da votação é permitir a participação de todos os ramos do Ministério Público da União (MPU) na escolha do novo Procurador-geral da República.
Desta vez, além da ANPT, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e as associações do Ministério Público Militar (ANMPM) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) também elaborarão listas tríplices. Na última eleição, ao contrário, somente a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) apresentou lista tríplice.
De acordo com a Constituição Federal, o MPU é chefiado pelo Procurador-geral da República (PGR), nomeado pelo Presidente da República para mandato de dois anos, permitida a recondução. O mandato do atual PGR, Antonio Fernando de Souza, termina em 30 de junho próximo.
0 comentários:
Postar um comentário