A lista da ANPT será composta pelos três candidatos mais votados pelos Procuradores do Trabalho e entregue ao Presidente da República. O objetivo da votação é permitir que todos os ramos do Ministério Público da União (MPU) participem da escolha do novo Procurador-Geral da República. A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), e as associações do Ministério Público Militar (ANMPM) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) também elaborarão suas listas tríplices.
Nas últimas eleições do PGR apenas a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) fez lista tríplice. Contudo, a ANPT, a ANMPM e a AMPDFT não consideram uma opção democrática o fato de os Procuradores do Trabalho e de Procuradores e Promotores de Justiça Militar e do Distrito Federal ficarem de fora desse processo.
De acordo com a Constituição Federal, o Ministério Público da União (MPU) tem por chefe o Procurador-Geral da República (PGR), nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, para mandato de dois anos, permitida a recondução. O mandato do atual PGR, Antônio Fernando de Souza, se encerra em 30 de junho.
Serviço:
Eleição do novo PGR
Site da ANPT: www.anpt.org.br/eleicao
Horário: das 9h às 17h
0 comentários:
Postar um comentário