Trabalho Legal fala sobre riscos na construção civil

terça-feira, 18 de setembro de 2007

O Programa Trabalho Legal desta quarta-feira, 19/9, apresenta uma avaliação das condições de trabalho no setor da construção civil. Reunidos em Brasília, integrantes da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat), decidiram eleger o setor como meta nacional de atuação para 2008, em função do elevado número de acidentes e doenças profissionais denunciados ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

O assunto foi tema do curso “Segurança na Indústria da Construção Civil”, ministrado pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho, da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de São Paulo, Sérgio Antônio, destinado a Procuradores e Analistas Periciais do MPT. Em entrevista exclusiva, o especialista fala sobre os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores nos canteiros de obras.

O Programa mostra também como foi a diligência conjunta, que encontrou 21 trabalhadores chineses, sem visto apropriado, trabalhando em uma fábrica de celulares na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. E tem uma matéria sobre a inauguração do Ofício de Divinópolis, cidade localizada no centro-oeste de Minas Gerais.

No quadro Giro pelo Brasil, há informações sobre o Congresso de Procuradores do Trabalho do Centro-Oeste, que aconteceu em setembro na sede da Procuradoria Regional do Trabalho de Campo Grande (MS), e acerca do II Congresso Internacional sobre Mulher, Gênero e Relações de Trabalho, realizado em Goiânia, em agosto.

Transmitido semanalmente pela TV Justiça, o Programa Trabalho Legal vai ao ar toda quarta-feira, às 22h, com reprises no domingo, às 18h, e na segunda-feira, às 16h30, pelos canais NET (em Brasília - canal 10), SKY, (canal 117), Directv, (canal 209) e ainda pela Internet, no endereço http://www.tvjustica.gov.br.

O Programa é retransmitido pela TV Cultura do Pará, no sábado às 10h, e pela TV Comunitária (Cidade Livre), de Brasília, no canal 8 da NET, às quintas-feiras, a partir das 20h, com reprise às terças-feiras, a partir das 14h. No Mato Grosso, o Trabalho Legal pode ser visto na TV Assembléia, canal fechado 36 e canal aberto 30, e pela TV Universitária, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), canal 5.

Produzido em parceria pelo Ministério Público do Trabalho e pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), o Programa Trabalho Legal pode ser veiculado gratuitamente por quaisquer emissoras de TV, públicas ou não, mediante assinatura de convênio de cooperação técnica. Mais informações pelo e-mail: trabalholegal@pgt.mpt.gov.br.
Compartilhe esse artigo :

0 comentários: