Jornada exaustiva dos caminhoneiros põe em risco segurança nas estradas

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

O Programa Trabalho Legal desta quarta-feira, 5/9, apresenta uma pesquisa inédita, realizada em Mato Grosso, sobre as condições de trabalho dos motoristas do setor de transportes de carga. De acordo com os resultados obtidos, os caminhoneiros estão sujeitos a jornadas exaustivas de trabalho e muitos usam drogas para suportar o excesso de trabalho. O Procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes, do Ofício do Ministério Público do Trabalho em Rondonópolis, explica os detalhes, em entrevista exclusiva.


Uma outra matéria mostra também como foi a inspeção realizada pelos Procuradores da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa) no Porto de Natal, onde fizeram audiência pública para ouvir os trabalhadores. O Programa fala ainda sobre o curso oferecido pela subsidiária da General Eletrics, no Rio de Janeiro, para capacitar pessoas com deficiência, de acordo com suas necessidades.


O quadro Giro pelo Brasil mostra a audiência pública realizada em Fortaleza, para discutir a regularização do trabalho no transporte alternativo da cidade e Região. E ainda apresenta entrevista com os novos Procuradores-Chefes das Procuradorias Regionais do Trabalho em São Paulo e Alagoas.


Transmitido semanalmente pela TV Justiça, o Trabalho Legal vai ao ar toda quarta-feira, às 22h, com reprises no domingo, às 18h, e na segunda-feira, às 16h30, nos canais NET (em Brasília, canal 10), SKY, (canal 117), Directv, (canal 209) e também pode ser assistido pela Internet, no endereço http://www.tvjustica.gov.br.


O Programa Trabalho Legal é retransmitido pela TV Cultura do Pará, no sábado às 10h; e na TV Comunitária (Cidade Livre), de Brasília, no canal 8 da NET, às quintas-feiras, a partir das 20h, com reprise às terças-feiras, a partir das 14h, no mesmo canal. Em Mato Grosso, as apresentações do Programa são feitas pela TV Assembléia, canal fechado 36 e canal aberto 30, e pela TV Universitária, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), canal 5.


Produzido em parceria pelo Ministério Público do Trabalho e pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), o programa Trabalho Legal pode ser veiculado gratuitamente por emissoras de TV, públicas ou não, mediante convênio de cooperação técnica. Mais informações pelo e-mail: trabalholegal@pgt.mpt.gov.br.

Compartilhe esse artigo :

0 comentários: