MPT e Secretaria de Educação de Palmas realizam o dia 'D' contra o trabalho infantil

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Alunos da rede municipal de ensino de sete escolas de Palmas (TO) realizaram, ontem, no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares apresentações de dança, coral, teatro e grupos musicais, com temas relacionados ao combate ao trabalho infantil. Foi o dia 'D' contra o trabalho infanto-juvenil.

O Estado do Tocantins, conforme últimos dados do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), encontra-se entre os primeiros colocados no Ranking da exploração do trabalho infanto-juvenil.
O evento é fruto de parceria entre a Secretária Municipal de Educação de Palmas e a Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (COORDINFANCIA) do Ministério Público do Trabalho (MPT), representada pela procuradora Carolina de Almeida Mesquita.
Segundo a procuradora, o grande interesse dos alunos pelo Projeto MPT na Escola deve ser creditado aos professores que transmitiram o significado pernicioso do trabalho infantil e a importância do seu combate.
A Escola Aurélio Buarque de Holanda ficou com a primeira colocação no item “Apresentação”, com a peça teatral Não me trate assim e a Escola Municipal Antônio Carlos Jobim ganhou pelo desenvolvimento do melhor Portfólio. As premiadas receberam placas alusivas elaboradas pelo MPT, reconhecendo-as como combatentes contra o trabalho infantil. Fizeram parte da Comissão Julgadora a procuradora do Trabalho, servidores do MPT e coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação.
Para procuradora Carolina, as apresentações dos alunos atestam a dedicação e integração de dirigentes e professores com o tema abordado em sala de aula. “Na verdade, a sociedade palmense também sai “premiada” do evento, pois é certo que, por meio do trabalho conjunto, foi possível conscientizar grande número de pais, alunos e professores acerca do tema”, considera Carolina Mesquita.
Compartilhe esse artigo :

0 comentários: