MPT conta com sete novos procuradores do Trabalho

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

O Procurador-Geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes, empossou nesta terça-feira, 5/12, sete novos Procuradores do Ministério Público do Trabalho, aprovados e remanescentes dos 12º e 13º concursos públicos. São eles: Eme Carla Pereira Cruz da Silva, Victor Hugo Fonseca Carvalho, Lílian Vilar Dantas (que irá para o novo Ofício da PRT 10ª Região, já instalado em Gurupi-TO), Thalma Rosa de Almeida, Marcos Duanne Barbosa de Almeida, Ulisses Dias de Carvalho e José Adilson Pereira da Costa.

A solenidade contou com a presença do Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO), Ricardo José Macêdo de Britto Pereira. O evento foi realizada no auditório da PGT em Brasilia, quando Brito Lopes destacou a satisfação em dar posse a novos procuradores, e fez um breve histórico da evolução do Ministério Público do Trabalho (MPT), após a Constituição de 1988. Lembrou ainda que quando ingressou no MPT, em 1988, a instituição contava com pouco mais de 80 procuradores. Atualmente, já são 608. "Essa evolução não é apenas numérica, mas principalmente qualitativa. A Constituição Federal de 1988 mudou nosso DNA", afirmou.

O Procurador-Geral ressaltou que, graças à atuação do MPT na defesa coletiva de direitos, por meio de ações civis públicas (ACPs) e termos de ajustamento de condutas (TACs) com empregadores, a Justiça do Trabalho deixou de ser conhecida como a "a Justiça dos Desempregados". "Com as ações do MPT, os direitos trabalhistas passaram a ser assegurados ainda na vigência dos contratos e não somente após a demissão, quando só então o trabalhador buscava indenização pelos danos que sofrera".

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Sebastião Caixeta, ressaltou que a chegada dos novos procuradores vai impulsionar o processo de interiorização do Ministério Público do Trabalho, já que a lotação dos novos Membros será direcionada aos Ofícios instalados em importantes municípios do País. "Tenho certeza de que os novos colegas encontrarão no MPT não apenas a realização profissional, mas a satisfação de ajudar os cidadãos mais necessitados deste País, os trabalhadores", afirmou. O Vice-Procurador-Geral do Trabalho, Jeferson Coelho, também participou da solenidade.

Com informações da Ascom - PGT
Compartilhe esse artigo :

0 comentários: