Trabalho Legal mostra operação de combate ao trabalho escravo em Goiás

quarta-feira, 18 de abril de 2007

No Trabalho Legal desta semana destaque para uma reportagem especial sobre o combate ao trabalho escravo perto de Cristalina (GO), a 180 km de Brasília, onde 60 trabalhadores foram encontrados em condições degradantes. O Procurador do Trabalho Januário Justino Ferreira participou da operação do Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo, juntamente com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.


Outra inspeção que encontrou trabalho degradante, desta vez no meio urbano, também está na edição do programa. Trata-se de uma prestadora de serviços de conservação e limpeza para empresas de ônibus no Rio de Janeiro. As irregularidades vão do descumprimento das leis trabalhistas até a precariedade dos alojamentos. No local, 50 trabalhadores tinham até que se revezar para usar as camas, em número insuficiente para atender a todos.


O Procurador do Trabalho Marcelo José Fernandes da Silva fala sobre os dois casos em entrevista no estúdio. Ele explica por que as empresas contratam trabalhadores em estados distantes, esclarece a ilegalidade da intermediação de mão-de-obra nesses casos e esclarece diferenças entre o trabalho degradante no meio rural e urbano, entre outras informações.


No “Giro pelo Brasil”, um protesto de índios em rodovia do Mato Grosso do Sul contra o sistema de contratação temporária na zona rural, o novo espaço para notícias sobre o Ministério Público do Trabalho no jornal Correio da Paraíba e a campanha lançada na Bahia para a inclusão de pessoas portadoras de deficiência no convívio social e, principalmente, no mercado de trabalho.


Transmitido semanalmente pela TV Justiça, o Trabalho Legal tem novos horários. Agora vai ao ar na quarta-feira às 22 horas, com reprises no domingo às 18 horas e na segunda-feira às 16h30min, nos canais Net (em Brasília - canal 10), Sky, (95), Directv, (209) e na Internet, no endereço http://www.tvjustica.gov.br. O programa também pode ser visto pela TV Cultura do Pará, no sábado às 10 horas.


Produzido em parceria pelo Ministério Público do Trabalho e pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), o programa Trabalho Legal pode ser veiculado gratuitamente por emissoras de TV, públicas ou não, mediante convênio de cooperação técnica. Mais informações pelo e-mail: trabalholegal@pgt.mpt.gov.br. (Ascom-PGT)


Compartilhe esse artigo :

0 comentários: