Começou nesta terça-feira (17/4) e vai até 3 de maio os encontros semanais coordenados pelo Procurador do Trabalho Alessandro Santos de Miranda, responsável pela Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat). Participam do evento os Procuradores do Trabalho que integram a Codemat, provenientes de todos os Estados.
Semana passada, do dia 10 ao dia 12, o Procurador do Trabalho Alessandro Santos de Miranda esteve reunido com os analistas periciais do Ministério Público do Trabalho (MPT). Eles discutiram os problemas relativos ao meio ambiente do trabalho que afetam trabalhadores em todos os Estados do País. Agora a discussão será com os Procuradores.
A transformação do meio ambiente rural e o uso de agrotóxicos e a intensificação do controle da atividade da construção civil como metas nacionais são os principais assuntos discutidos. Com relação ao uso de agrotóxicos no meio rural, o Vice-Coordenador da Codemat, Iros Reichmann Losso, explica que "a meta é fazer um trabalho de conscientização junto aos setores produtivos que utilizam agrotóxicos".
Para a Procuradora do Trabalho Cíntia Nazaré Pantoja Leão, atuante na Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região (PRT-8/PA), "é importante que os principais usuários de agrotóxicos sejam identificados para que seja possível fiscalizar e, também, iniciar uma atividade preventiva".
Também estiveram na pauta da reunião as irregularidades da terceirização dos serviços de fornecimento e manutenção de energia elétrica e as condições de trabalho precárias de coletores de lixo na região Norte do Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário