Greve dos garis é suspensa com mediação do MPT
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Acordo mediado hoje (30/6) pelos procuradores Joaquim Rodrigues Nascimento e Luís Paulo Gomes Santos do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT/DF) garantiu a volta ao trabalho dos 4.500 garis.
Com o acordo formulado pelo MPT/DF, a categoria em assembleia decidiu suspender a greve por 30 dias e retomou, imediatamente, as atividades de coleta e limpeza.
A greve dos trabalhadores, que durou dois dias, foi fruto de reivindicação salarial não atendida pelos patrões. A proposta apresentada pelo MPT/DF e aceita pelos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores nas Associações Comunitárias de Carroceiros e Demais Prestadores de Serviços Terceirizados em Parceria e/ou Conveniados da Limpeza Urbana do DF (SINDLURB) e pelas empresas terceirizadas do setor de limpeza pública Valor Ambiental Ltda., Qualix S/A Serviços Ambientais e Serquip Serviços Equipamentos Ltda., garante o aumento imediato de 5,5% sobre o salário e auxílio-alimentação, reajuste de 10% sobre o piso salarial da categoria a partir de maio de 2011 e o abono dos dias parados, em função da greve.
Além disso, as empresas terceirizadas de limpeza urbana vão solicitar repactuação contratual para cobrir os novos custos. A resposta do Governo do Distrito Federal (GDF) deve sair em até 30 dias. Se os contratos forem alterados em novas bases as empresas vão conceder aumento de 10% sobre o salário e auxílio-alimentação, retroativos à data-base (maio/2010). Apesar de ter atendido parcialmente às expectativas da categoria, que pleiteava reajuste de 20% sobre os benefícios, Márcio Luis de Sales, presidente do SINDLURB, elogia a mediação dos procuradores. “Temos conseguido muitos avanços com as negociações realizadas pelo MPT”, explica Márcio Luis de Sales.
Participaram, também, da mediação Antônio Eugênio Cavalcante Neto do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Osdymar Montenegro Matos da Procuradoria do DF e Ilair Antônio Tumelero da Coordenadoria Especial para Assuntos Sindicais do GDF. Nova audiência será realizada no dia 26 de julho para dar continuidade as negociações. (GL/)
0 comentários:
Postar um comentário