Parceiros do MPT se engajam na luta contra o trabalho infantil

sexta-feira, 11 de junho de 2010


O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil mobilizou o Ministério Público do Trabalho e seus parceiros nessa sexta-feira (11/6).

O procurador do Trabalho Valdir Pereira da Silva da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região lançou, no Distrito Federal, a Campanha Cartão Vermelho Para o Trabalho Infantil. Além de lembrar a data , o objetivo foi sensibilizar a sociedade na erradicação da exploração da mão de obra de crianças e adolescentes. Estiveram presentes no evento representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares, Lanchonetes, Pizzarias, Churrascarias, Boites, Cozinhas Industriais, Empresas Fornecedoras de Refeições, Convênios e Afins, Choparias, Danceterias, Sorveterias, serviços de Buffet, Cantinas, Quiosques, Empresas de Tickets de Refeições e Similares e em Condomínios de Apart-Hotel do DF (SECHOSC), do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (SINPROEP-DF) e do Iguatemi Empresas de Shopping S.A - Iguatemi Brasília.

Durante o evento, o procurador Valdir Pereira falou sobre a gravidade da exploração do trabalho infantil; “Atualmente no Brasil temos mais de 2,5 milhões de crianças e adolescentes trabalhando”. Segundo o procurador, a ideia de que o trabalho afasta as crianças da criminalidade contribui para a agravamento desse problema social. “O trabalho não afasta a criminalidade o que combate a criminalidade são os estudos. Lugar de criança é na escola”, conclui o procurador.

Ao final da reunião, os representantes do SECHOSC, do SINPROEP e do Shopping Iguatemi Brasília receberam panfletos, cartazes e cartazetes da Campanha. “O nosso futuro depende de como cuidamos de nossas crianças hoje. Teremos o maior prazer em ajudar nessa luta, e divulgaremos a Campanha da melhor forma possível”, ressalta Marcos Cabral, representante do Iguatemi. “Quando vemos que as autoridades estão dispostas a buscar parcerias para acabar com um problema como esse nos sentimos na obrigação de colaborar”, completa Francisco de Nascença diretor do SECHOSC.

Os procuradores do Trabalho Antonio Luiz Teixeira Mendes, Paula Nunes e Adélio Justino Lucas também participaram do lançamento. Todos ressaltaram a importância da parceria para o sucesso da Campanha. “O apoio da sociedade é de extrema importância para erradicarmos o trabalho infantil no Brasil. É preciso causar esse sentimento de indignação para que a gente não olhe com normalidade essa situação”, explica Paula Nunes.(GL/)
Compartilhe esse artigo :

0 comentários: