PTM de Palmas realiza primeira etapa do projeto MPT na escola

quarta-feira, 5 de maio de 2010


Técnicos das Secretarias Municipais de Educação de Palmas, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins e Monte do Carmo receberam treinamento para coordenar o Projeto MPT na Escola. A Oficina de Formação dos Coordenadores Municipais foi a primeira etapa para a implantação do Projeto.

O Projeto MPT na Escola consiste em um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental com temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. A iniciativa vem sendo desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho em todos os Estados brasileiros. Em Tocantins, o Projeto foi implantado por meio de Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Procuradoria do Trabalho do Município de Palmas (PTM - TO) e os cinco municípios, referidos acima.

Durante a oficina, os técnicos são capacitados para atuar como multiplicadores e tornar efetiva a abordagem do tema, em sala de aula. Materiais de apoio pedagógico como cartilhas e publicações lúdicas são distribuídos para auxiliar a conscientização dos alunos.

Segundo a procuradora do Trabalho da PTM de Palmas Carolina de Almeida Mesquita, o Projeto MPT na Escola é uma forma importante para prevenir e proporcionar a redução da exploração da mão de obra de crianças e adolescentes. "A parceria com as Secretarias de Educação e a implementação do Projeto representarão um passo muito importante no combate ao trabalho infantil no Estado do Tocantins, que ficou em 1º lugar entre os Estados que mais possuem esse tipo de exploração, segundo dados do PNAD/2009", ressalta a procuradora. (GL/AR)
Compartilhe esse artigo :

0 comentários: