Ministério Público do Trabalho busca acordo para trabalhadores da limpeza urbana

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Audiência realizada hoje (26/5) no Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal, mediada pelo procurador do Trabalho Joaquim Rodrigues Nascimento, reuniu empresas terceirizadas do setor de limpeza pública do Distrito Federal – Valor Ambiental Ltda., Qualix S/A Serviços Ambientais e Serquip Serviços Equipamentos Ltda. – e o Sindicato dos Trabalhadores nas Associações Comunitárias de Carroceiros e Demais Prestadores de Serviços Terceirizados em Parceria e/ou Conveniados da Limpeza Urbana do Distrito Federal (SINDLURB).

O principal motivo do encontro foi a discussão do reajuste salarial da categoria. Em uníssono, as empresas ofereceram aos trabalhadores reajuste de 2,64% - valor referente a inflação de janeiro a maio deste ano – sobre o piso salarial da categoria e sobre o vale alimentação. “Não é possível oferecer mais porque o contrato firmado com o Governo do Distrito Federal (GDF) não prevê esse tipo de reajuste. Só podemos repactuar os valores do contrato depois de um ano da assinatura”, afirma o representante da empresa Valor Ambiental, Dieter Tomoo Kopp Ikeda.

A empresa Valor Ambiental tem dois contratos firmados com o GDF, um assinado em julho de 2009 e o outro em abril de 2010. A empresa Qualix S/A Serviços Ambientais tem um contrato assinado em abril de 2010. Já a empresa Serquip Serviços Equipamentos Ltda. assinou três contratos emergenciais com o Serviço de Limpeza Urbano do Distrito Federal (SLU), sendo que o último venceu no dia 25 de maio de 2010.

“Os trabalhadores não podem ser prejudicados por causa de problemas contratuais. Nós não podemos esperar esse reajuste do contrato”, afirma o presidente do SINDLURB, Márcio Luís de Sales, que além do reajuste salarial de 20% pleiteia café da manhã, redução da jornada de trabalho e fornecimento de protetor solar para a categoria. O Sindicato não descarta a possibilidade de greve. Ao todo, 4.210 trabalhadores aguardam o resultado das negociações.

O procurador Joaquim Nascimento marcou nova audiência de mediação para o dia 1º de junho, às 10h. Além dos sindicalistas e representantes das empresas foram convocados o diretor do SLU. (AR/GL/)
Compartilhe esse artigo :

0 comentários: