Procuradora Daniela Varandas discute prioridades com diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010


A procuradora-chefe Daniela Varandas e o procurador Luís Paulo Gomes Santos se reuniram ontem com diretores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB) para discutirem metas e prioridades para o setor de construção civil.


O encontro de trabalho realizado na própria sede do Sindicato é uma prática adotada pela procuradora Daniela Varandas. “O Ministério Público do Trabalho (MPT) tem que funcionar em sintonia com a sociedade, estar aberto aos seus anseios, disponível e próximo da realidade em que está inserido”, fundamenta a procuradora-chefe.
No último ano, de acordo com as estatísticas do Sindicato, foram registrados nos canteiros de obras 57 acidentes graves com 15 mortes. Para combater esse triste quadro, a preservação da saúde e a segurança dos trabalhadores no meio ambiente de trabalho foram definidas como prioridades na atuação do MPT no Distrito Federal. “Focaremos nossa atuação na prevenção e treinamento,” ressalta Daniela Varandas. O MPT vai exigir das empresas o treinamento continuado de seus empregados”. Para o diretor do sindicato João Barbosa de Arruda, campanhas educativas e preventivas são os mais eficientes meios para proteger a vida dos operários.
Como resultado da reunião, ficou acertado que o STICMB vai elaborar imediatamente relatório apontando os principais problemas de segurança do setor. “Vamos fazer também uma pesquisa sobre as ocorrências de acidentes nas obras no momento da homologação da rescisão do contrato de trabalho. “O trabalhador nesse momento tem maior liberdade para apontar as falhas”, assume o presidente Edgar de Paula Viana.
Compartilhe esse artigo :

0 comentários: