A Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (PRT 10) proporcionou palestra informativa sobre a Influenza A (H1N1) para procuradores e servidores. Nesta quinta-feira (13/8), o enfermeiro Márcio da Mata Souza, integrante do Comitê da Influenza A da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, fez uma contextualização da doença e explicou causas da pandemia e medidas de prevenção. Depois, o debate foi aberto e os servidores puderam tirar dúvidas sobre a gripe.
Durante a palestra, Márcio da Mata deu várias dicas de prevenção. Segundo o enfermeiro é necessário retomar hábitos que já deveriam ser obrigatórios como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, cobrir o nariz e a boca com um lenço ao espirrar ou tossir, preferencialmente, com lenço descartável, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas e não usar medicamentos sem orientação médica.
“O nível de alarme é necessário, mas o enfrentamento é possível, desde que haja prevenção. A manifestação do vírus depende da condição física de cada pessoa”, avaliou Márcio da Mata. Ainda segundo o especialista, é necessário procurar hospital ou posto de saúde apenas quando houver sintomas de gripe, ou seja, dor generalizada, dificuldade de respirar e febre.
O servidor que não pôde participar desses esclarecimentos terá nova oportunidade para obter informações. A Procuradoria vai proporcionar aos funcionários outra palestra informativa sobre a Influenza A (H1N1) durante a Semana da Saúde do Servidor que acontecerá de 27 e 28 de agosto. Para mais informações sobre a gripe basta ligar para 0800611997 ou acessar www.saude.gov.br
A PRT 10 foi a primeira unidade do Ministério Público do Trabalho a lançar protocolo sobre o assunto. Outras medidas preventivas, com o objetivo de preservar a saúde do servidor, foram tomadas como a instalação de cinco postos de higienização pessoal contendo álcool gel e máscaras. (AR/)
0 comentários:
Postar um comentário