Ministério Público do Trabalho discute criação de Fórum para inserção de pessoas com deficiência

sexta-feira, 27 de março de 2009

O grupo formado para discutir a instalação, no Distrito Federal, do Fórum próprio para inserção de pessoas com deficiência e os trabalhadores reabilitados no mercado de trabalho reuniu-se hoje na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região com a presença das Procuradoras do Trabalho Ana Cristina Tostes Ribeiro, Mônica de Macedo Guedes Ferreira e Daniela de Morais do Monte Varandas, dirigentes e técnicos das principais instituições preocupadas na solução dessa questão.
Além das tratativas para a instalação institucional do Fórum, também foi discutida a criação de cadastro único de pessoas com deficiência. “Há uma grande demanda por essas pessoas. Todavia a exigência curricular descabida elimina a maioria dos candidatos”, explicou Waldemar Gagno Júnior da Secretaria de Estado da Educação.
Ficou acertado, durante a reunião, que o Fórum terá uma direção colegiada, com a coordenação de Fernando Marco de Melo Cotta, da Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Coorde-DF), tendo com sub-coordenadores Flávio Pereira dos Santos, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, além da presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-DF), Maria Helena Alcântara.
Para a Procuradora-Chefe Substituta Daniela Varandas, estimular essa iniciativa é prioridade do Ministério Público do Trabalho (MPT). “O MPT tem assumido o papel de agente de transformação social, dando efetividade a legislação de inclusão de pessoas com deficiência no mercado do trabalho, particularmente no Distrito Federal”, afirmou a Procuradora.
Compartilhe esse artigo :

0 comentários: