A construção civil tem registrado nos últimos anos crescimento do número absoluto de trabalhadores vítimas de acidentes. Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também aumentou o número de mortes decorrentes dos acidentes de trabalho.
A Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do Ministério Público do Trabalho (MPT) preocupada com esta situação realizou, ontem (7/8), em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), o curso A saúde e a segurança dos trabalhadores na construção civil, para aprofundar as discussões sobre o tema. "A indústria da construção civil é meta da Codemat", explicou o Coordenador Nacional, Alessandro Santos de Miranda.
O seminário foi ministrado pelo consultor Sergio Antonio, que ressaltou a importância do trabalho conjunto do MPT e do MTE, no combate e na prevenção de acidentes. “Antes o MPT ficava na retaguarda, analisando processos. Hoje, ele vai também aos canteiros de obras, e para isso, precisa ter total domínio dos detalhes do trabalho em construção civil”, declarou.
Segundo a engenheira e analista pericial da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins) Mirtes Rosa Ovelar, o curso alcançou seus objetivos, pois o instrutor Sergio Antonio apresentou dados técnicos consistentes e repassou sua experiência obtida em mais de 20 anos de trabalho no setor. A analista pericial observou, ainda, que o crescimento dos acidentes está ligado à forte expansão da construção civil nos últimos anos. “Muitas vezes, a pressa na entrega das obras atropela os necessários procedimentos de prevenção de acidentes nos canteiros. Essa é a justificativa simplista dada pela falta de segurança no trabalho”, afirmou Mirtes Ovelar.
(Fonte: Ascom PGT)
0 comentários:
Postar um comentário